Notícias Colégio São Francisco de Assis celebra expansão do carisma em Mandaguaçu

Colégio São Francisco de Assis celebra expansão do carisma em Mandaguaçu

26/10/2021 às 14h41

Dos 68 anos de fundação da cidade de Mandaguaçu (PR), o Colégio São Francisco de Assis, unidade de ensino da Rede Damas Educacional, está presente em 61 deles. Por meio do carisma de sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude, as Religiosas da Instrução Cristã testemunham o avanço das gerações mandaguaçuenses e dedicam-se a promover uma educação de excelência, tanto do ponto de vista acadêmico como também religioso.

Na última segunda-feira (25), a história do Colégio São Francisco de Assis e comunidade inserida foi contada na sétima live da série que aborda a expansão do carisma na América Latina. A transmissão ocorreu no canal do Youtube das Religiosas da Instrução Cristã. A diretora geral da instituição, irmã Maria Nazareth, foi a anfitriã da noite e relembrou o início dessa caminhada que alcança diversas gerações de alunos.

“Com a chegada das nossas irmãs que, com coragem e sob animação da irmã Regina Marrocos, uma grande missão começa nesta cidade. Destaco o meu reconhecimento às queridas irmãs que passaram por este Colégio e deixaram suas marcas. Esse momento vem de Deus e, juntos, podemos fazer a graça acontecer, pois desde o porteiro até o professor, todo mundo é educador”, afirmou a diretora.

A superiora provincial do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, irmã Cleonice Santos, que está em visita pastoral nas comunidades religiosas do Sul, fez uma participação especial na live. Inspirada no famoso “O Cântico das Criaturas”, composto por São Francisco de Assis, ela dirigiu algumas palavras de agradecimento a Deus e também à comunidade educativa, contemplando alunos, famílias e colaboradores da instituição.

“Louvado sejas, meu Senhor, condutor da história do nosso Instituto e do nosso querido Colégio São Francisco de Assis, espaço evangelizador que acolheu as nossas primeiras missionárias ao se estabelecerem em terras paranaenses, em janeiro de 1960, expandindo o nosso carisma ao abraçar esta obra educativa. Louvado sejas, meu Senhor, por esta live rumo aos 200 anos do nosso Instituto, que marca a força criadora do nosso carisma, que impulsionou tantas irmãs a doarem as suas vidas no amor sacrifical pela juventude”, pontuou.

Momentos de oração, depoimentos de famílias e homenagens a educadores também marcaram a noite de forma especial. Muito estimado pelos estudantes da instituição, o hino do Colégio São Francisco de Assis ganhou destaque, na transmissão, em uma apresentação gravada pelos alunos. A live mostrou, ainda, depoimentos de religiosas que atuaram na gestão escolar, como a irmã Suzana Azevedo, irmã Veronice Maciel, irmã Ana Elizabeth e a irmã Alcilene Fernandes.

Lives – Em 2023, o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã celebra 200 anos de fundação. Inspirado por Madre Agathe Verhelle, o carisma, que nasceu na Bélgica, chegou também ao Brasil e ao continente africano. Dessa forma, ao longo de 2021 e 2022, lives serão realizadas a fim de apresentar melhor os frutos desse bicentenário. O próximo destino da jornada sobre a expansão do carisma na América Latina é o Colégio Santa Madalena Sofia, em Maceió (AL). A transmissão será realizada no dia 25 de novembro de 2021, às 19h30 (horário de Brasília), no canal do Youtube.