REDE DAMAS EDUCACIONAL

Com a missão de formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo educador para construir uma sociedade sustentável, a Rede Damas Educacional está presente em seis estados do Brasil e possui 12 escolas, uma faculdade e um centro social. São mais de 16 mil alunos sendo formados de maneira integral e para fazerem a diferença no mundo.

De origem belga, a Rede Damas Educacional vivencia o carisma do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã (RIC) que é o de "Sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à Juventude". A fundadora foi Inês Margarida Verhelle, que depois ficou conhecida como Madre Agathe. Entre as virtudes dela estão a coragem, humildade, espírito missionário e perseverança inabalável. As primeiras irmãs chegaram ao Brasil, em 15 de outubro de 1896, e fundaram o Colégio Damas, que iniciou as atividades em Olinda/PE e depois se transferiu para o Recife.  

Além de Pernambuco, a Rede Damas Educacional está presente em Alagoas, Ceará, Mato Grosso, Paraíba e Paraná. No Recife, está sediado o Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que tem como objetivo atender às unidades de forma a padronizar processos e serviços para o aumento da produtividade, redução de custos, melhoria na qualidade dos serviços, facilidade na comunicação entre os setores e suporte para gestão e expansão das atividades. A diretora-geral atual é Irmã Marcela Sarmento.

 

Formar a pessoa humana com base nos valores cristãos, éticos e acadêmicos, de maneira participativa e comprometida, encarnando a face atual do Cristo Educador para construir uma sociedade sustentável.
 
Ser a Rede de Educação Damas, propiciando visibilidade e expansão ao carisma institucional com ações conjuntas e participativas, pautado na educação acadêmica e cristã que contribua para uma sociedade ética e fraterna.
 
1. Revelar a face atual do Cristo educador;
2. Duc in Altum – Avançar para águas mais profundas;
3. Promover o conhecimento científico e a pesquisa;
4. Respeito e acolhimento à pessoa humana como imagem e semelhança de Deus;
5. Tudo fazer bem com amor e alegria, competência e ousadia;
6. Diálogo, escuta e discernimento;
7. Observância do direito e da prática da justiça;
8. Educar com firmeza e afeto;
9. Comprometimento, ética e transparência.