Notícias Dia do Vestibulando: O desafio da aprovação

Dia do Vestibulando: O desafio da aprovação

24/05/2021 às 09h10

A palavra vestibular surgiu no início do século 20, época em que os exames começaram a ser utilizados como método de seleção das universidades no Brasil. Este período na vida de um estudante é considerado um dos mais difíceis, pois representa a transição da adolescência para a vida adulta e o início de novas responsabilidades. E com o intuito de homenagear os estudantes que estão nesse processo de preparação, foi criado o dia do vestibulando, comemorado nacionalmente no dia 24 de maio. Ao longo da trajetória dos colégios da Rede Damas Educacional passaram diversos alunos, repletos de sonhos acadêmicos e profissionais que conseguiram concretizar o objetivo de entrar em uma universidade.

"Na minha preparação para o vestibular, o mais importante foi ter um objetivo concreto. Sabendo onde eu queria chegar, o caminho que eu precisava trilhar, mesmo difícil, tinha sentido, e isso me trazia motivação”, afirmou Melissa Cavalcanti, ex-aluna do colégio Santa Cristina, unidade da Rede Damas Educacional em Nazaré da Mata/PE, que dentre diversas aprovações dos alunos da Rede, foi uma dos feras que conseguiu a tão sonhada vaga no curso de Medicina na Universidade de Pernambuco (UPE).

Não só para o dia do vestibular, os colégios preparam os alunos para além das provas, pois a jornada acadêmica é repleta de aprendizados dentro e fora da sala de aula, cheias de experiências intelectuais e também emocionais para que os estudantes terminem o ciclo básico formados para a vida.

Para  o aluno da 3ª série do Ensino Médio do Santa Cristina, Hélder Emídio, o estudo pode até ser difícil, mas o foco no resultado ajuda a aumentar a motivação. “A gente se depara com matérias quase impossíveis, se desdobra em mil para seguir à risca o cronograma diário. Mas, se você olhar para o futuro um pouco, você vai ver que vale a pena cada segundo gasto”, salientou o estudante, que irá prestar o vestibular de medicina. 

Para os vestibulandos deste ano, futuros feras 2022, a professora de redação do Colégio Regina Mundi, unidade da Rede Damas Educacional em Maringá/PR,  Marcinéia Pedra deixa um recado: Você está preparado! O vestibular é mais um desafio pelo qual você passará, por isso respire fundo, mantenha a calma e tudo dará certo”.