Notícias A história das RIC em Nazaré da Mata

A história das RIC em Nazaré da Mata

28/06/2021 às 11h54

Com um tom poético e histórico, o Colégio Santa Cristina, unidade da Rede Damas Educacional em Nazaré da Mata-PE, mostrou como foi a chegada das Religiosas da Instrução Cristã e a missão desenvolvida na cidade, a terceira a receber o Instituto no Brasil. O documentário foi ao ar, no Youtube, na sexta-feira (25), dando continuidade ao caminho rumo ao bicentenário da Congregação. A próxima parada será no Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vitória de Santo Antão.

Fundado em 23 de janeiro de 1923, o Santa Cristina fez um passeio pela história, contando com a participação de religiosas, colaboradores, famílias, alunos e ex-alunos. Os educadores Glauber Vieira e Josélia Moura foram os apresentadores e costuraram todo o enredo, que foi cheio de cultura e emoção.

Natural de Nazaré da Mata, ex-aluno do Colégio e doutor em Teologia Dogmática, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio, fez uma participação especial. “Fiz uma experiência maravilhosa, com tantos valores cristãos, humanitários e de cidadania, com o Evangelho como raiz de tudo. Devo muito as irmãs porque foi aí que Deus me chamou para ser sacerdote e ministro de Jesus”, declarou.

Aproveitando o clima junino, o Colégio também lançou o hino da instituição em forma de forró, adaptado e cantado por ex-alunas. O vídeo foi encerrado com a participação da diretora-geral, Sandra Pacheco. “Esta noite contemplamos narrativas de vidas que se doaram e continuam uma experiência de fé. O Colégio Santa Cristina tem ajudado a colorir sonhos, superar obstáculos e ressignificar vidas há quase um século. É uma noite que ficará marcada”, afirmou.

Confira o vídeo abaixo