Notícias Colégio Santa Madalena Sofia celebra Expansão do Carisma

Colégio Santa Madalena Sofia celebra Expansão do Carisma

26/11/2021 às 11h57

A história da chegada das Religiosas da Instrução Cristã em terras alagoanas foi contada, na noite da última quinta-feira (25), em uma live realizada pelo Colégio Santa Madalena Sofia, unidade da Rede Damas Educacional em Maceió (AL). A transmissão, que faz parte da série que apresenta a expansão do carisma na América Latina, é parte das ações rumo ao bicentenário da congregação.

Presente em Maceió há 55 anos, a história do Colégio Santa Madalena Sofia é fruto da mobilização feita por Ana Maria Sarmento, Lourdes Holanda Cavalcanti e Lucila Fonseca de Lima, eternas alunas do Colégio Santa Sofia, unidade da Rede Damas Educacional em Garanhuns (PE). Testemunhas da dedicação das Religiosas da Instrução Cristã à missão com a juventude, elas foram impulsionadas a pedir a fundação de uma nova instituição, dessa vez na capital alagoana, como extensão do carisma.

A diretora da instituição, irmã Sandra Alencar, destacou o compromisso das comunidades religiosa e pedagógica com a missão realizada no Colégio Santa Madalena Sofia. “Aqui, avançamos, todos os dias, com fervor, ousadia e alegria para águas mais profundas. Nesses 55 anos, essa casa fez história na vida de tantas religiosas, que deixaram por aqui um pouco da própria vida, e também na vida de tantos educadores, estudantes e famílias. Esse carisma tocou e transformou a vida de muitas pessoas”, destacou.

A beleza do litoral alagoano foi o grande pano de fundo para a apresentação dessa história, que reuniu depoimentos de religiosas, educadores, estudantes e eternos alunos. Em uma participação especial, a superiora geral das Religiosas da Instrução Cristã, irmã Eulalia Maria, expressou o carinho pela instituição e o que a vivência naquela comunidade representou para a própria vida. “Que alegria e que aprendizado por esses dez anos que passei no Santa Madalena Sofia. Impossível esquecer das experiências de evangelização, pedagógicas, mas sobretudo comunitárias, pois éramos religiosas dispostas a tudo juntas”, afirmou.

Lives - Em 2023, o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã celebra 200 anos de fundação. Para marcar este momento que antecede a grande celebração, as comunidades inseridas e unidades educacionais realizam uma live, a cada dia 25, até percorrer todo o caminho de expansão no Brasil. Depois do Santa Madalena Sofia, o próximo destino desta jornada é o Colégio Regina Mundi, em Maringá (PR). Em função do Natal, a transmissão será antecipada para o dia 15 de dezembro, a partir das 19h30 (horário de Brasília), no canal do Youtube das Religiosas da Instrução Cristã.