Notícias Crianças fazem releitura da xilogravura de J. Borges

Crianças fazem releitura da xilogravura de J. Borges

14/06/2021 às 10h56

A aula das crianças do 1º ano do Fundamental da Escola Nossa Senhora das Graças, unidade da Rede Damas no Recife/PE, ganhou um sentido especial. Os alunos aprenderam a técnica de xilogravura do consagrado artista pernambucano e reconhecido mundialmente  J. Borges. Por meio de uma de suas obras que retrata o Morro do Bom Jesus, em Caruaru, foi feita uma releitura pelos estudantes, como uma homenagem ao município.

A ação surgiu com a iniciativa de homenagear Caruaru, uma das principais cidades do interior de Pernambuco, considerada a Capital do Agreste e do forró, e também como forma de aprendizagem dos alunos de maneira lúdica e dinâmica.

Para a professora da turma, Alizie Luna, a aula foi uma experiência gratificante, especialmente em ver a alegria das crianças durante todo o processo. “Pudemos perceber o encanto na fala, nos olhos das nossas crianças, especialmente ao entrarem em contato com a Xilogravura'', declarou a educadora. 

A aula diferenciada contou com o suporte de vários recursos, como vídeos, leitura de textos, biografias, apreciação de diversas imagens que reproduziam as obras de J. Borges e até a utilização da técnica da Isogravura que substitui a madeira por bandejinhas de isopor e carimbo diretamente no papel. Os alunos não só abraçaram a ideia, como fizeram verdadeiras obras de arte de xilogravura.

A Escola Nossa Senhora das Graças oferece educação gratuita de qualidade para crianças de quatro a seis anos de idade da periferia do Recife. É uma obra social e filantrópica da Rede Damas Educacional que foi inspirada por Irmã Adélia.