Notícias Crianças confeccionam calculadora manual

Crianças confeccionam calculadora manual

16/06/2021 às 12h43

Com o intuito de ensinar matemática de maneira divertida, a Escola Nossa Senhora das Graças, unidade da Rede Damas no Recife/PE, promoveu uma aula dinâmica de adição para as crianças do 2º ano do Fundamental. Elas confeccionaram uma calculadora artesanal. 

A ação surgiu de uma pesquisa dos professores em busca de técnicas para ensinar as crianças através da brincadeira e também para que o conhecimento se tornasse acessível e de fácil realização para os pequenos.  

Com a ideia das crianças serem autoras do próprio material, as educadoras solicitaram aos alunos que construíssem, a partir de instruções dadas pela professora, sempre com todos os cuidados necessários. De maneira presencial e remota, cada estudante produziu o material no qual pode escolher seus números e resolver a operação de adição utilizando a calculadora confeccionada.

Para a professora Vera Ávila, a experiência foi bastante enriquecedora, pois puderam perceber como uma atividade lúdica estimula à aprendizagem de uma forma divertida. 

“Todas as crianças aprendem por meio da brincadeira. Elas participaram com muita alegria, diversão e entusiasmo, tirando suas dúvidas e comemorando suas conquistas,” ressaltou a educadora.

A Escola Nossa Senhora das Graças oferece educação gratuita de qualidade para crianças de quatro a seis anos de idade da periferia do Recife. É uma obra social e filantrópica da Rede Damas Educacional que foi inspirada por Irmã Adélia.