Notícias Rede Damas completa 125 anos no Brasil

Rede Damas completa 125 anos no Brasil

15/10/2021 às 06h00

Há exatamente 125 anos, no dia 15 de outubro de 1896, o navio Nilo atracava no Porto do Recife. Dele, desembarcou a missão religiosa vinda da Bélgica para o Brasil, atendendo ao pedido do Papa Leão XIII. Era uma quinta-feira quando oito freiras e uma leiga deram início a história das Religiosas da Instrução Cristã em terras brasileiras. Por coincidência ou não, mesma data do Dia do Professor.

Capitaneadas por Madre Loyola, primeira diretora da Instituição no País, e inspiradas por Madre Agathe Verhelle, elas começaram a missão no Convento de São Francisco, depois foram para o Palácio dos Bispos, ambos em Olinda, e depois, em 1901, se estabeleceram definitivamente na Ponte D´Uchoa, no Recife, onde até hoje está o Colégio Damas. Toda a história foi narrada no livro História das Damas Cristãs no Brasil, que foi relançado no último dia 3 de outubro.

Em homenagem à primeira diretora, em 8 de março de 1951, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura do Recife batizou a rua perpendicular à Av. Rui Barbosa, em frente ao Colégio Damas, de Madre Loyola. Uma nova placa de identificação foi colocada no loca, no dia 14 de setembro, dentro das ações comemorativas dos 125 anos de chegada ao Brasil.

Do Recife, a missão a se expandiu pelo Brasil e hoje está presente em seis estados, sendo 12 colégios, uma faculdade e o Centro Social Dom João Costa. No próximo dia 26 de outubro, às 19h30 (de Brasília), no Colégio Damas, será realizada a Missa em Ação de Graças pelos 125 anos. A celebração será transmitida pelo Youtube do Colégio.