Notícias Instituto das Religiosas da Instrução Cristã celebra 199 anos de missão

Instituto das Religiosas da Instrução Cristã celebra 199 anos de missão

30/03/2022 às 15h44

“Sacrificar-nos e consagrar-nos inteiramente à juventude, em toda parte, onde pudermos cooperar na propagação da glória de Deus”. Há 199 anos, o amor de Madre Agathe Verhelle pela evangelização dos jovens fez nascer, na Igreja, o carisma das Religiosas da Instrução Cristã. Era o início de uma missão que ultrapassaria as fronteiras da Bélgica, chegaria à América Latina e, posteriormente, à África.

A superiora geral das Religiosas da Instrução Cristã, irmã Eulalia Maria, destacou a beleza da relação que existe entre a Festa da Anunciação do Senhor e a fundação do Instituto, ambas memoradas no mesmo dia. “A Igreja celebra, no dia 25 de março, a Encarnação de Jesus no ventre de Maria. Assim também, nesta mesma data, completamos 199 anos de fundação, ocasião em que Madre Agathe Verhelle encarnou o nosso carisma no coração da Igreja”, disse.

De volta ao Brasil, depois de uma viagem pastoral à África e à Europa, a irmã Eulalia participou de um momento comemorativo, realizado no Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Rede Damas Educacional, no Recife (PE). Na ocasião, ela estava acompanhada pela superiora provincial do Brasil, irmã Cleonice Santos, e falou sobre a importância de vivenciar um momento como este para a missão.

Em comunhão com as celebrações do Instituto, as unidades de Ensino Regular, a Faculdade Damas e o Centro Social Dom João Costa, da Rede Damas Educacional, também comemoraram esta data tão significativa para a congregação. Uma celebração que ultrapassa as barreiras religiosas e é acolhida por alunos, beneficiários, familiares e educadores. Em cada local, além de uma roda de diálogo entre religiosas e estudantes, foi inaugurado também um painel de contagem regressiva rumo aos 200 anos.

Todas as comunidades religiosas, que formam o Instituto, realizaram celebrações de ação de graça e rezaram pela continuidade da missão. Uma live transmitida, à noite, no canal do YouTube das Religiosas da Instrução Cristã, sobre a missão das Comunidade Inseridas presentes na Bahia, Pernambuco e Rondônia, encerraram as ações comemorativas do dia. Ainda na ocasião, foi dado início ao “Ano da África”, último ano do triênio em preparação para o bicentenário.

“Queremos, neste ano jubilar, ano da Graça do Senhor, renovar o nosso entusiasmo e a nossa esperança no ‘dom da fidelidade e na alegria da perseverança’, para juntas, com todos engajados na nossa missão, sermos, na Igreja, testemunhas da alegria do Evangelho, junto aqueles que encontrarmos em nossos caminhos, especialmente os jovens e pobres”, concluiu a superiora geral.