Notícias Inovação e formação continuada marcam os encontros Remar e Plugin 2025

Inovação e formação continuada marcam os encontros Remar e Plugin 2025

14/08/2025 às 13h54

O Centro Administrativo da Rede Damas, no Recife, recebeu lideranças pedagógicas e representantes da tecnologia educacional das 14 escolas da Rede no Brasil para uma imersão em temas relacionados à transformação do ensino e da aprendizagem durante os encontros Remar e Plugin – edição 2025. Neste ano, a programação teve forte ênfase no uso da tecnologia aplicada à sala de aula. Discussões sobre cultura organizacional, lideranças inspiradoras, utilização pedagógica da inteligência artificial e cultura digital nas escolas ganharam destaque ao longo dos eventos, realizados entre 12 e 14 de agosto.

A superiora provincial das Religiosas da Instrução Cristã no Brasil, Irmã Patrícia Vasconcelos, esteve presente na abertura e ressaltou a importância da colaboração entre as lideranças da Rede Damas: “Esse momento é muito importante, no qual lideranças de diversos contextos do nosso país se encontram para compartilhar práticas de inovação, tendências na educação e discutir os melhores caminhos”, afirmou.

A presidente da Rede Damas, Irmã Marcela Sarmento, reforçou o compromisso institucional com a excelência da formação integral: “Esta é uma grande oportunidade de seguirmos adiante, dando passos em direção ao futuro e construindo a história tão bonita que o Senhor nos confiou, na qual a educação transforma vidas”, complementou.

Na programação do Remar + Plugin, um dos destaques foi a palestra da superintendente da UBEC, Roberta Guedes, que abordou como as lideranças estratégicas sustentam valores e engajam pessoas. Já a escritora e pesquisadora Lilian Bacich trouxe insights relevantes sobre aprendizagem criativa e inovação em tecnologia educacional. Entre outros temas, as reflexões também contemplaram projetos com ferramentas de inteligência artificial para educadores e iniciativas de personalização do acompanhamento de estudantes, apoiadas por tecnologias digitais.

O grupo de Tecnologia Educacional do Plugin realizou ainda um tour pelo Colégio Damas, a primeira unidade da Rede no Brasil, que completará 130 anos em 2026. Outro ponto alto foi o Painel de Projetos de Tecnologia Educacional, no qual representantes das unidades apresentaram experiências locais com potencial de replicação em rede.

Encerrando a programação, a Mesa com Especialistas contou com a participação de Marcelo Sabbatini (professor da UFPE) e Alanna Landim (consultora Bernoulli), que discutiram o tema “Educação midiática e uso ético das tecnologias”, sob a mediação de Alberto Brasileiro (gestor de TI do Colégio Damas).