Notícias Convento de São Francisco recebe gestores do Colégio Damas e do CSC

Convento de São Francisco recebe gestores do Colégio Damas e do CSC

23/07/2021 às 09h19

O Convento de São Francisco, em Olinda/PE, primeira casa das Religiosas da Instrução Cristã (RIC) no Brasil, recebeu a visita dos gestores do Colégio Damas e do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), unidades da Rede Damas Educacional no Recife/PE, nesta quinta-feira (22). Em cada espaço, foram relembradas passagens históricas das irmãs pioneiras.

A visita foi guiada, a partir do livro As Damas Cristãs no Brasil, escrito por Madre Tarcísia, e fez parte das comemorações dos 125 anos da chegada das RIC ao País. “É um momento para nos apropriarmos da nossa história e sermos multiplicadores. A gente sabe que só se ama aquilo que conhecemos”, destacou a diretora-presidente da Rede Damas Educacional, irmã Marcela Sarmento, que acompanhou a visita com as irmãs Socorro Freire, Jacqueline Lima e Lourdes Galdino.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a construção inicial do Convento deu-se com a chegada da ordem franciscana ao Brasil, datada de 1585, com projeto de autoria do frei Francisco dos Santos, chegando a se constituir o exemplar franciscano mais antigo do País.

As irmãs chegaram ao Convento no dia 15 de outubro de 1896 e o local serviu como base para a consolidação do Instituto no País. Elas permaneceram por dois anos e depois começaram a expansão. Os detalhes dessa história foram vivenciados pelos gestores, numa grande volta no tempo. Eles também participaram de um momento de oração na Capela e encerram a visita apreciando a bela vista para o mar, a mesma paisagem vista das janelas dos quartos onde as irmãs se estabeleceram há 125 anos.