Notícias Colégio Santa Cecília é 1° Lugar na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico

Colégio Santa Cecília é 1° Lugar na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico

28/04/2022 às 10h45

A primeira vez que Marco Antônio de Holanda Penaforte Neto ganhou uma medalha em Olimpíada foi prata, na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL). Ele estava no 8º ano e ingressava nas turmas olímpicas do Colégio Santa Cecília naquela época. Hoje ele está no 3º ano do Ensino Médio e, depois de tanto tempo, a OBRL retorna, desta vez levando-o ao topo: 1º lugar na última edição da OBRL, que teve a primeira fase em 2021 e só este ano realizou a segunda etapa, consequência dos contratempos de um ano em pandemia.

Para chegar a esse resultado em uma competição olímpica voltada ao raciocínio lógico, Marco Antônio concorreu com alunos de todo o ensino médio do Brasil e subiu ao pódio por critérios de desempate no número de acertos, menor tempo de realização da prova e menor idade. “Fiquei um pouco surpreso com o resultado porque na prova da segunda fase caiu coisas que a gente não esperava, voltadas à lógica de programação. Coisas que a gente só conhece pelo interesse e curiosidade. Mas foi uma surpresa boa”, afirma. Ele pretende cursar Engenharia Mecatrônica na USP.

A conquista tão expressiva veio depois de dois anos de pandemia, o que exigiu muitas adaptações tanto das escolas como dos alunos em seus métodos de estudos. A fórmula, parece, está na tranquilidade e generosidade de Marco Antônio. “A experiência dos anos, de fazer muitas provas, vai deixando a gente mais calmo. É muita gente sob pressão e realmente faz diferença manter a tranquilidade”, observa Marco Antônio. Mais alguma coisa a dizer? “Quero destacar os bons resultados da Escola; no geral, foram 34 medalhas. Uma boa temporada olímpica”, comemora.