Notícias Celebração Eucarística marca os 125 anos de Missão no Brasil

Celebração Eucarística marca os 125 anos de Missão no Brasil

27/10/2021 às 16h30

Uma Missão que chega aos 125 anos é, acima de tudo, fruto da vontade e da inspiração de Deus. Contemplar a trajetória das Religiosas da Instrução Cristã, desde a chegada ao Brasil, em 1896, até os dias atuais, é deparar-se com a fé, a coragem e a ousadia de mulheres dispostas a sacrificarem-se e consagrarem-se inteiramente à juventude. O primeiro passo dessa caminhada foi a fundação do Colégio Damas, no Recife (PE), primeira unidade da Rede Damas Educacional.

Para celebrar esses dois marcos históricos, uma Missa em Ação de Graças foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Limacêdo Antônio, além de outros integrantes do clero metropolitano. A Celebração Eucarística foi rezada, na última terça-feira (26), no Gymnasium Irmã Socorro Freire, localizado no Colégio Damas, e reuniu alunos, famílias, religiosos de outras congregações e autoridades públicas.

Durante a homilia, Dom Fernando falou da beleza contida na fé das religiosas que, por amor a Deus, lançaram-se para águas mais profundas, rumo a uma missão em terras pouco conhecidas. “Nós somos uma Igreja permanentemente em missão. Por isso, somos enviados aonde for necessário e as irmãs colocaram-se neste caminho. Que presente para os jovens do Brasil contar com o testemunho dessas vidas doadas e que têm alcançado tantos frutos”, afirmou.

Muitos eternos alunos também estiveram presentes na Celebração. Entre tantos deles, um estava no altar, a serviço da Liturgia: era Dom Limacêdo. O bispo estudou no Colégio Santa Cristina, em Nazaré da Mata (PE), e a convivência com as Religiosas da Instrução Cristã o fez descobrir uma grande missão: o Sacerdócio. “Dom Fernando, hoje eu estou, aqui, como o seu bispo auxiliar, mas também como ex-aluno das irmãs. Posso dizer que a minha vocação foi gerada no útero desta congregação. Minha palavra não pode ser outra, além de gratidão”, destacou.

Atualmente, a irmã Marcela Sarmento é diretora geral do Colégio Damas e presidente da Rede Damas Educacional, mas, no passado, também foi educanda das Religiosas da Instrução Cristã. Na instituição, adquiriu conhecimento, mas também, como gosta de dizer, cultivou o mais importante, que é a fé em Deus. “Eu, que também bebi desta fonte, dos meus quatro aos 17 anos, trago muito das minhas predecessoras: Madre Loyola, Madre Chantal, Irmã Miriam, Irmã Eliziete e Irmã Alcilene. Todas tiveram o privilégio de gerir esta casa de educação e, da mesma forma como eu sou fruto dessas religiosas, também espero ser semente para cada um dos nossos educandos”, disse.

Assim como a superiora geral das Religiosas da Instrução Cristã, irmã Eulalia Maria, está em atividade pastoral na Bélgica, a superiora provincial no Brasil, irmã Cleonice Santos, também encontra-se em missão nas comunidades do Sul do Brasil. As duas religiosas acompanharam toda a Santa Missa por meio da transmissão online nas redes sociais da Rede Damas. Esta última escreveu uma mensagem para esse momento tão especial da vida do Instituto e do Colégio Damas.

“A coragem e a confiança deram as mãos nessa caminhada. Foi preciso muita coragem de nossas Religiosas da Instrução Cristã, pioneiras no Brasil, para deixar a terra mãe e abraçar outra nação como casa. A força do chamado e a confiança no Espírito Santo moveram-nas como missionárias do Reino de Deus, estendendo e multiplicando o carisma, inspirado por Madre Agathe, de sacrificar-se e consagrar-se inteiramente à juventude. É este sentimento continua a permear a vida das novas gerações consagradas à missão”, disse a irmã Flávia Matias, conselheira da congregação, ao ler o texto enviado pela superiora provincial.