Blog Sua senha é segura?

Sua senha é segura?

15/12/2021 às 09h20

Sete dicas que ajudarão a tornar a sua vida digital mais segura.
  1. Nunca revele suas senhas para outra pessoas

Você provavelmente não daria seu cartão eletrônico e senha a um estranho e depois iria embora. Então, por que você daria seu nome de usuário e senha? Suas credenciais de login protegem informações tão valiosas quanto o dinheiro em sua conta bancária. Ninguém precisa conhecê-los, exceto você - nem mesmo o departamento de TI. Se alguém está pedindo sua senha, é um golpe.

  1. Use senhas diferentes para contas diferentes.

Dessa forma, se uma conta for comprometida, pelo menos as outras não estarão em risco.

  1. Use autenticação multifator (MFA).

Mesmo as melhores senhas têm limites. A autenticação multifator adiciona outra camada de proteção, além do nome de usuário e senha. Geralmente, o fator adicional é um token ou um aplicativo de telefone móvel que você usaria para confirmar que realmente está tentando fazer login.

  1. O comprimento supera a complexidade.

Quanto mais longa for a senha, melhor. Use pelo menos 10 caracteres sempre que possível.

  1. Crie senhas que sejam difíceis de adivinhar, mas fáceis de lembrar.
  • Para tornar as senhas mais fáceis de lembrar, use sentenças ou frases. Por exemplo, “breadandbutteryum”. Alguns sistemas até permitem que você use espaços: “bread and butter yum”.

  • Evite palavras únicas ou uma palavra precedida ou seguida por um único número (por exemplo, Senha1). Os hackers usarão dicionários de palavras e senhas comumente usadas para adivinhar sua senha.

  • Não use informações em sua senha que outras pessoas possam saber sobre você ou que estejam em suas redes sociais (por exemplo, aniversários, nomes de crianças ou animais de estimação, modelo do carro, etc.). Se seus amigos podem encontrar, os hackers também o farão.

  1. A complexidade ainda conta.

Para aumentar a complexidade, inclua letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Uma senha deve usar pelo menos 3 dessas opções. Para tornar o exemplo anterior mais seguro: “PA03manteiga_YUM!”

  1. Use um gerenciador de senhas.

Ferramentas de gerenciamento de senha, ou cofres de senha, são uma ótima maneira de organizar suas senhas. Eles armazenam suas senhas com segurança e muitos fornecem uma maneira de fazer backup de suas senhas e sincronizá-las em vários sistemas. Abaixo temos os links para as duas plataformas mais utilizadas para gerenciar senhas online:

LastPass: https://lastpass.com/

Dashlane: https://dashlane.com/

 

Fonte:

Google, Criar uma senha forte e uma conta mais segura. Disponível em: https://support.google.com/accounts/answer/32040?hl=pt-BR. Acesso em 14 Set 2021.

University of California, Information Technology - Password Best Practices. Disponível em https://www.it.ucsb.edu/secure-compute-research-environment-user-guide/password-best-practices. Acesso em 14 Set 2021.