Notícias Alunos da Faculdade Damas lançam e-book sobre telhados verdes

Alunos da Faculdade Damas lançam e-book sobre telhados verdes

23/09/2021 às 10h00

Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas, unidade da Rede Damas Educacional no Recife/PE, junto com a Profª. Ms. Maria de Fátima Almeida lançaram no último dia 22 de setembro o E-book “Telhados Verdes: Análise na Cidade do Recife” a publicação é resultado de um trabalho desenvolvido no semestre de 2020.2 pelos discentes na disciplina de Tópicos Especiais IV, ministrada pela professora.

A publicação tem como objetivo identificar se os profissionais da área de arquitetura possuíam conhecimentos sobre a Lei Municipal 18.112/2015 promulgada pela prefeitura do Recife no ano de 2015 e quais impactos ela teve nos projetos e nos usuários desses espaços.

“Visamos atender o objetivo da disciplina, ou seja, queríamos manter o aluno atualizado sobre as novas demandas do mercado de trabalho por meio de atividades práticas e metodológicas norteadas de acordo com as inovações e exigências da profissão”, explicou a docente.

Para chegar no resultado final, no semestre 2020.2, foi feita uma análise sobre a obrigatoriedade de telhado verde nas edificações citada na Lei nº 18.112/2015 da cidade do Recife.

“Os componentes que elaboraram a pesquisa produziram uma publicação, em que se reconhece o conteúdo apreendido na disciplina e nas informações adquiridas durante a pesquisa. Os alunos trabalharam na criação de um escritório hipotético de arquitetura, “Studio Criativo”, onde a equipe realizou a pesquisa e a produção do e-book.”, comentou a Prof. Drª Mércia Carrera, Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Damas.

O evento de lançamento foi apresentado pela Profª Ms. Gisele Carvalho e contou ainda com a palestra “Telhado Verde”, ministrada por Marcelo Kozmhinsky, Mestre em Engenharia Ambiental, Especialista em paisagismo e responsável pelo projeto do telhado verde do empresarial ITBC, sede da Softex Recife.

“O intuito da palestra foi abordar temáticas sobre a importância dos telhados verdes, como eles se compõem, modelos diferentes, o que tem de mais moderno de tendencias pelo mundo, paises que estão adotando essa política, seus benefícios, além de poder tratar de um assunto tão importante para o momento que vivemos, com tantos problemas ambientais no mundo”, comentou o profissional.

Para acessar o E-book, clique aqui.