Notícias Colégio CIC Damas realiza expedição na caatinga 

Colégio CIC Damas realiza expedição na caatinga 

04/10/2021 às 11h31

No Colégio Imaculada Conceição, unidade da Rede Damas Educacional em Campina Grande/PB, foi dada a largada na temporada de viagens de estudo. O primeiro grupo convidado a desbravar a região, após uma longa pausa em decorrência da pandemia, foram os alunos da 1ª série do Ensino Médio. Neste sábado (2), eles percorreram lugares famosos nos municípios de Puxinanã e Cabaceiras para ver de perto o bioma que vem sendo alvo de estudo desde a Semana do Meio Ambiente: o bioma Caatinga.

Seguindo todos os protocolos de biossegurança, a primeira parada foi no Museu Vivo Répteis da Caatinga, localizado a 10km de Campina Grande. Lá, os estudantes analisaram algumas espécies zoológicas desse meio e até manusearam alguns répteis em exposição. Tudo acompanhado pelos professores Liliane Araújo, de Geografia, e o professor Rafael Bezerra, de Biologia.

A segunda parada foi na cidade de Cabaceiras, também conhecida como “Roliúde Nordestina”, já que os seus cenários naturais são muito apreciados pelos cineastas. Os alunos visitaram o centro histórico, o memorial e as igrejas do município, além de apreciarem um pouco da cultura e da economia local, que gira em torno da criação de caprinos e toda a sua cadeia produtiva. “O objetivo é fazer com que os alunos tenham uma visão mais aprofundada dos aspectos geofísicos do seminário como também os aspectos históricos, econômicos e antropológicos”, destacou a professora Liliane.

O lajedo de Pai Mateus, ainda em Cabaceiras, foi a última parada da expedição. Sob a orientação da professora de Geografia, os estudantes tiveram uma aula detalhada “in loco” sobre os aspectos da vegetação e suas adaptações, estrutura rochosa e erosão no semiárido. E mais do que os conhecimentos agregados ao repertório dos alunos, eles também irão guardar no coração as imagens vistas ao longo do passeio, terminando com um pôr do sol único.

A pesquisa, o protagonismo, a criatividade e a autoria do jovem na construção do projeto de vida são componentes dos eixos estruturantes do Novo Ensino Médio. Sendo assim, o projeto Expedição Caatinga, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), terá como culminância as pesquisas desenvolvidas pelos alunos sobre o solo, a água, a vegetação e o turismo das regiões visitadas. Cada grupo de estudo irá elaborar projetos com novos olhares sobre cada um desses aspectos.