Notícias Professores do CIC Damas participam de elaboração do dicionário do Pacto Educativo Global

Professores do CIC Damas participam de elaboração do dicionário do Pacto Educativo Global

28/05/2021 às 15h36

Os professores do Colégio Imaculada Conceição (CIC), unidade da Rede Damas Educacional em Campina Grande/PB, Celuy Araújo, David Bastida e Edgley Cassiano participaram da produção dos verbetes para elaboração do dicionário bilíngue do Pacto Educativo Global. O documento é um chamado do Papa Francisco para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. 

Além dos verbetes, outra contribuição do colégio foram as ilustrações produzidas pelo colaborador e cartunista da instituição, Erinaldo da Silva. No Brasil, o Pacto foi desenvolvido a partir de uma iniciativa da Associação Nacional de Educação Católica (Anec), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação e a Conferência dos Religiosos do Brasil(CRB). Ele foi lançado e disponibilizado, de forma gratuita e bilíngue, para toda a população, nesta sexta-feira (26).

 A transmissão do lançamento contou com a participação do professor e agente de pastoral do CIC Damas Edgley Cassiano. No evento, ele falou sobre a importância do dicionário e também explicou como se deu a construção e processo do projeto. A live está disponível no canal da Anec no Youtube, de livre acesso para todos que desejam prestigiar o momento.

"Foi uma alegria participar porque todas essas inspirações para os verbetes estão no cotidiano da nossa escola e da nossa Rede Damas",  ressaltou o Agente de Pastoral Edgley Cassiano. 

Pacto Educativo Global

Pacto Educativo Global, também lançado pelo Papa Francisco, para “dar vida a um projeto educativo, investindo as nossas melhores energias”. À época do lançamento, o Papa citou uma “catástrofe educativa”, tendo em vista o novo contexto mundial provocado pela pandemia do coronavírus e a possibilidade de milhares de crianças serem obrigadas a se afastar das salas de aula. Mas aí é onde se fortalece a proposta do pacto pela educação. “Educar é sempre um ato de esperança que convida à comparticipação transformando a lógica estéril e paralisadora da indiferença numa lógica diferente, capaz de acolher a nossa pertença comum”, disse, numa videomensagem, o Pontífice.