Notícias Congresso Interamericano de Educação Católica tem participação da Rede Damas

Congresso Interamericano de Educação Católica tem participação da Rede Damas

30/05/2022 às 16h03

Um dos maiores eventos internacionais de educação católica contou com a participação da Rede Damas Educacional. Nos dias 27 e 28 de maio, na Cidade do México, a diretora-presidente, Irmã Marcela Sarmento, participou do XXVII Congresso Interamericano de Educação Católica (Ciec), que teve o objetivo de refletir, repensar e colocar em prática, na Escola Católica da América, a iniciativa da Unesco: "os futuros da educação" em sinergia com o Pacto Educativo Global.

Na véspera do Ciec, Irmã Marcela partilhou experiências e as histórias do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã e da Rede Damas com lideranças de escolas católicas do Brasil.

Abaixo, Irmã Marcela compartilha como foi a experiência de participar do evento.
Compartilho com vocês um pouco da experiência desses dois dias do CIEC no México.

A unidade enquanto Igreja, Vida Religiosa Consagrada e Educação Católica foi o ponto alto do Congresso, por meio do Pacto Educativo Global. O questionamento foi: o que devemos permanecer fazendo, o que devemos deixar de fazer e o que devemos continuar fazendo de uma forma diferente? Tudo na perspectiva da educação católica, colocando a pessoa no centro e a educação como um meio de evangelização e de estender o Reino de Deus.

A missa de abertura foi presidida pelo Cardeal primaz do México, Dom Carlos Aguiar Retes. Eram mais de 1000 educadores e lideranças de escolas católicas de toda a América.

O tema abordado foi: Os futuros da Educação. Futuros no plural, como indica a Unesco "futuros diversos de desenvolvimento sustentável e que promova a vida".

No quesito tecnologia, a pessoa que fez a palestra estava na mesma linha do Silvio Meira (que fez foi palestrante no Conexão Rede Damas), falou em como a tecnologia pode potencializar a aprendizagem de uma forma geral, mas também em como pode contribuir para a personalização da aprendizagem do aluno.

Também falou-se do desafio da inteligência artificial no contexto escolar, especialmente como o metaverso poderá fazer parte da escola.

O encontro girou em torno das prioridades do pacto educativo global e reforçou a formação dos Educadores a partir do chamado do Papa Francisco: Educar para ser protagonistas, educar com valores, educar para uma vida comprometida, educar com esperança, favorecer uma educação integral. Falou-se muito em cuidado, cuidado com a vida, com a casa comum, com os mais vulneráveis.

No geral, foi uma experiência muito rica de aprendizagens, percebi formas diferentes da educação católica no Brasil e na América Latina.

A Deus, a nossa gratidão e o pedido das luzes e graças para seguirmos com fé, esperança e amor nesta missão tão nobre que é estender o Reino de Deus através da Educação. Que Nossa Senhora de Guadalupe interceda por nós!

Irmã Marcela Sarmento