Blog Códigos Maliciosos - O que são e quais os principais tipos

Códigos Maliciosos - O que são e quais os principais tipos

15/12/2021 às 09h26

Códigos maliciosos, também conhecidos como pragas ou malwares, são programas desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em equipamentos, como computadores, modens e dispositivos móveis (tablets, celulares, smartphones, etc). Seus equipamentos também podem ser infectados caso você:

  • Acessar páginas Web maliciosas, usando navegadores vulneráveis (versão desatualizada);
  • Acessar mídias removíveis infectadas, como pen-drives, sem conhecer o conteúdo;

Após infectar o seu equipamento, o código malicioso pode executar ações como se fosse você, por exemplo: acessando informações, apagando arquivos, criptografando dados, conectando à Internet, enviando mensagens ou ainda possibilitando acesso a outros códigos maliciosos.

A melhor prevenção contra os códigos maliciosos é impedir que a infecção ocorra, pois nem sempre é possível reverter as ações danosas. 

Tipos principais

Vírus

Programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

Cavalo de troia (trojan)

Programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

Ransomware

Programa que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário.

Backdoor

Programa que permite o retorno de um invasor a um equipamento comprometido, por meio da inclusão de serviços criados ou modificados para este fim.

RAT (Remote Access Trojan)

Ou trojan de acesso remoto, é um programa que combina as características de trojan e de backdoor, já que permite ao atacante acessar o equipamento remotamente e executar ações como se fosse o usuário.

Worm

Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento.

Bot

Programa similar ao worm e que possui mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja remotamente controlado.

Zumbi

É como também é chamado um equipamento infectado por um bot, pois pode ser controlado remotamente, sem o conhecimento do seu dono Botnet é uma rede formada por centenas ou milhares de equipamentos zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots.

Spyware

Programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

Keylogger

É um tipo de spyware capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do equipamento.

Screenlogger

É um tipo de spyware, similar ao keylogger, usado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais, disponíveis principalmente em sites de Internet Banking.

Adware

É um tipo de spyware projetado especificamente para apresentar propagandas.

Rootkit

Conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um equipamento comprometido

Fonte

UNIFAR, Códigos maliciosos – Conheça e saiba como se proteger. Disponível em: https://www.unifar.com.br/codigos-maliciosos-conheca-e-saiba-como-se-proteger/ Acesso em 13 set 2021.